Bom dia!
Estou postando 4 dinâmicas , até o final do dia de Hoje pretendo disponibilizar uma documento para download só de Dinâmicas, se lhe interessar basta clicar no link da lateral do meu blog.
Abraçosssss....e Obrigada pela visita!
DINÂMICA DO CHOCOLATE
Material:
Bombons, cabo de vassoura, fita adesiva.
Como Fazer:
1. O animador divide o grupo em duas turmas. Com a primeira turma ele passa a instrução de que eles somente ajudarão os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba).
2. A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura (em forma de cruz) e a fita adesiva. Deve ficar bem fechado para que eles não peguem o chocolate com a mão.
3. Coloca-se os bombons na mesa e pede para que cada um tente abrir o chocolate com a boca, e se conseguir pode comer o chocolate.
4. A primeira turma ficará um atrás de cada um da segunda turma, ou seja, existirá uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma.
5. Após algum tempo o animador encerra a dinâmica dizendo que nunca devemos fazer as coisas sozinhos, cada um deles tinha uma pessoa a qual eles simplesmente poderiam ter pedido que abrisse o chocolate e colocasse na boca.
Mensagem:
A mensagem passada nesta dinâmica é: Nunca devemos fazer nada sozinho, sempre que preciso temos que pedir ajuda a alguém.
O GUIA DO CEGO
Objetivos:
Compreender a importância dos outros no crescimento individual.
Material:
Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto.
Descrição:1. O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam.
2. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo.
Refletir:
1. Como vocês se sentiram sem poder enxergar?
2. Tiveram medo? Por quê? De quê?
3. Que acham da sorte dos cegos?
2º Passo
Como Fazer: 1. Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser.
Refletir:
1. Como vocês se sentiram nas mãos dos guias?
2. Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê?
3. É preferível um bastão ou um guia? Por quê?
3º Passo
Como Fazer:1. Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que um guiará o outro.
2. Ao final, pode-se realizar os mesmos questionamentos do passo anterior.
Refletir:1. O que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um?
2. Além da cegueira física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira, ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.)
3. Os homens tem necessidade de guias? Quem são os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.)
4. Costumamos confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia? 5. Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê?
Iluminação Bíblica:O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39). a) Qual a semelhança que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade moderna? b) Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de conscientização?
CONSTELAÇÃO DE AMIGOS
Objetivos:Conhecer mais nossas relações com as pessoas e perceber qual a influência delas sobre nossa vida.
Material:Papel em branco e caneta para todos os participantes.
Como Fazer:1. Todos recebem uma folha em branco e marcam um ponto bem no centro dela. Este ponto representa o desenhista.2. Desenhar diversos pontos nas extremidades da folha, significando cada pessoa com quem você tenha relação, seja boa ou má; pessoas que você influencia ou que influenciam você (pode-se escrever junto o nome ou as iniciais).3. Traçar flechas do ponto central, você, para os pontos periféricos, as pessoas que estão em sua volta, segundo o código que segue:
a) --> Flecha com a ponta para fora: pessoas que influencio ou que aprecio.
b) <-- Flecha com a ponta para dentro: pessoas que me influenciam, ou que gostam de mim. c) <--> Flecha em duplo sentido: a relação com esta pessoa é mutuamente respondida.
d) <- -> Flecha interrompida: relação cortada.
e) <-/-> Flecha interrompida por uma barra: relação através de intermediários.
f) <-#-> Flecha interrompida por muro: relação com um bloqueio que impede o seu pleno êxito.
4. Em grupos de três ou quatro pessoas, partilhar sobre o que tentou expressar com o seu desenho. Responder:
a) Ficou fora do meu desenho algum parente mais próximo?
b) As relações que me influenciam estão me ajudando?
c) As relações que possuem barreiras ou que estão interrompidas podem ser restauradas? Seria importante?
d) Nosso grupo está nestes desenhos?5. Fazer um grande painel afixando os desenhos e abrindo para que todos possam comentar.6. Avaliar se a dinâmica acrescentou algo de bem em minha vida e na vida do grupo. Descobri algo?
Essa é pra Casais
CINDERELA
Esta brincadeira pode ser feita com uns 15 ou 20 casais.
Pede-se as esposas para tirarem seus sapatos e amontoá-los num canto da sala.
Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares não fiquem juntos.
Coloca-se uma fileira de cadeiras, uma ao lado da outra, para que todas as esposas participantes possam se sentar.
À ordem do dirigente, os esposos deverão encontrar os sapatos de suas esposas - tem de ser o par - e calçá-los nela.
A esposa não pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer não for o dela.
O primeiro esposo a calçar a esposa com seus próprios pares de sapato ganha a brincadeira.
Encerra-se a brincadeira com a esposa vencedora recompensando seu esposo comum beijo, um abraço ou uma declaração de amor.
3 comentários:
gostei muito das dinâmicas vou faze-las quando tiver uma oportunidade.
Obrigada...
Boa tarde:)
Gostei muito do seu blog, muitas ideias boas e criatividade.
Parabéns! Que Deus abençoe cada dia mais o seu ministério.
Tentei fazer o download do arquivo de dinâmicas, mas não consegui, será que você poderia me enviá-los? o meu email é tafnessousa@gmail.com
Grata
A paz do Senhor :)
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